Quem não sente saudades do barulhinho da internet discada no fim de semana e da ansiedade de finalmente entrar para jogar sua Colheita Feliz, não é mesmo? Talvez eu tenha revelado minha idade com essa história, mas, como não após o anúncio do retorno do Orkut?

          Se você ainda não ficou sabendo, o criador da antiga rede social Orkut, a qual inclusive leva o nome de seu dono, anunciou o futuro retorno da plataforma, afirmando que também haveriam novidades além de muitas funções como antes.

          Normalmente, as plataformas de redes sociais tendem a nascer e serem esquecidas com o passar do tempo. Quantas pessoas não pararam de utilizar o Orkut na época e acabaram migrando para o Facebook, por exemplo.

          Mas, falando sobre o seu retorno, vamos listar algumas coisas que com certeza não podem faltar na versão 2.0 do saudoso Orkut.

1.     Avaliação de amigos:

          Antigamente era possível avaliar as qualidades de seus amigos e até mesmo deixar bem explícito o crush por alguém. Existiam 4 categorias, sendo elas: Fã, Confiável, Legal e Sexy.

          Era possível escolher graus para essas categorias e deixar bem aparente para todos o que você achava da pessoa. Talvez o recurso possa não ser tão receptível hoje em dia, entretanto, adaptar o uso dessas avaliações em outros recursos, como em publicações, pode vir a ser interessante.

2.     Depoimentos e Scraps

          Se você nunca ameaçou de forma insistente aquele amigo para fazer um depoimento realçando suas qualidades, você estava usando o Orkut errado. Basicamente era uma propaganda terceirizada de você mesmo que ficavam bem explícitas logo na página inicial do usuário, criadas pelos seus amigos e conhecidos

          Já os scraps eram uma forma de deixar um recado que também ficava de forma pública no perfil do usuário, substituindo a comunicação em tempo real que não era tão simples como agora.

          Talvez hoje em dia não as opções não sejam tão bem aceitas, mas, antigamente a graça da rede social era justamente andar pelos perfis e comunidades para conhecer mais as pessoas, o que falavam sobre elas e as coisas que gostavam.

3.     Suporte a games online.

          Esse com certeza não pode faltar na nova versão do Orkut, porém, seguindo as mudanças atuais. O próprio Facebook tentou se tornar uma plataforma para jogos, mas, por fim, acabou não sendo tão bem aceita, uma vez que praticamente todos os jogos de hoje em dia conseguem linkar as redes sociais com os amigos disponíveis para jogar juntos.

          Talvez futuramente, o Orkut traga também essas funções, além de integrar suporte para jogos NFT e que utilizem criptomoedas, sendo até mesmo uma plataforma revolucionária. Já imaginou?

4.     Quem visitou meu perfil?

          Essa nos dias atuais também seria bem polêmica. Nada de stalkear sem o dono do perfil saber que você esteve por ali.

          Como dito antes, a própria plataforma te induzia a visitar perfis e interagir com eles, sendo assim, era possível saber quem te visitou várias vezes e ficar se remoendo para saber o porquê das visitas.

5.     Buddy Poke

          O metaverso já estava nascendo nessa época e nem sabíamos. Com os queridos Pokes era possível criar nossa representação na rede social. Um avatar no estilo Funko nos quais podíamos criar: a aparência, o estilo, humor, interação com danças e afins.

          Hoje com os tantos aplicativos que existem do tipo, talvez não tenha tanta graça, mas, digamos que o Buddy Poke foi um pioneiro no assunto da criação de avatares sociais.

6.     Comunidades

          Não existiam os grupos como agora no Twitter e Whatsapp para ficarmos conversando o tempo todo sobre as coisas em comum que tanto gostamos, sendo assim, as comunidades no Orkut eram perfeitas para encontrar pessoas do Brasil inteiro que possuíam os mesmos gostos.

          Além do mais, as comunidades também geravam ótimos memes, coisas sem sentido que nos faziam dar risada e até personificavam aquela pessoa ícone da sua cidade no mundo virtual.

7.     Biscoito Chinês

          A superstição é uma companheira da humanidade há muito tempo e podem não ser as mesmas para todos, mas todo mundo possui alguma forma de acreditar.

          O Orkut então, todo dia, disponibilizada uma versão de biscoito chinês com alguma frase relevante, nos ajudando com algum conselho ou dicas por meio de frases cheias de sabedoria. E essa com certeza seria uma ótima chamada para as redes sociais atuais.

          E você, leitor. Sente saudades do Orkut? Será que vamos ver boas funções nessa nova plataforma? Conte para nós da Assert Tech o que você acha.