Sempre escutamos falar sobre grandes empresas que hora ou outra realizam a compra de empresas menores para expandir seus produtos ou garantir o funcionamento dos mesmos. Entretanto, nos últimos tempos temos visto uma movimentação ainda maior de tais acontecimentos, principalmente quando falamos sobre a tecnologia digital.

          Como exemplo disso, a Apple foi notícia nesta semana por anunciar a compra de uma Startup (empresa que possui como objetivo solucionar alguma questão empresarial em específico) de Open Banking, conhecida como Credit Kudos, a qual tem como especialidade ajudar credores a tomarem decisões.

          A empresa em questão possui um software que utilizando-se da inteligência artificial realiza verificações bancárias sobre os dados financeiros dos clientes, demonstrando se possuem a possibilidade ou não de aquisição de crédito.

          Apesar de se tratar de algo que nós brasileiros estamos acostumados, os Estados Unidos e países da Europa não possuem o sistema de crédito como o nosso para efetuar compras, portanto, a empresa Apple está visando essa oportunidade para instalar essa nova cultura para estes países.

          Portanto, o sistema unificado das instituições bancárias e demais empresas por meio do Open banking facilita a criação e expansão do novo sistema de crédito visado pela Apple denominado de BNPL (buy now, pay later), que em tradução livre seria “compre agora, pague depois”.

          Com isso, a Apple irá adentrar cada vez mais em novo caminho de expansão, que se trata sobre as tecnologias de pagamento digital.

          Inclusive no ano passado, fora anunciado que os dispositivos móveis da empresa aceitariam transações financeiras, funcionando praticamente como uma máquina de cartão que conhecemos, portanto, a compra da fintech britânica Kudos vem para complementar essa possibilidade.

          Além do mais, a empresa do CEO Tim Cook (Apple) vem a cada ano inovando e crescendo como uma gigante das transações financeiras embricadas à marca, possuindo soluções como o “Apple Pay”, carteiras digitais, pagamento por aproximação, Apple card (cartão de crédito da empresa lançada em parceria com a Empresa Goldman Sachs) e, agora, amplia ainda mais com as soluções de crédito da Credit Kudos.

          Entende-se que a compra da empresa britânica ocorreu justamente para desenvolver o uso dos novos meios digitais de pagamento, além de fortalecer o Apple Card inclusive no território britânico que é conhecido como o berço do Open Banking, o qual também inspirou a criação do modelo de Open Banking brasileiro.  

          Com a crescente adesão às tecnologias digitais, todos os serviços de natureza bancária se tornaram mais confortáveis aos usuários, portanto, se há adesão, as empresas tendem a ofertar tais possibilidades aos clientes e, consequentemente, adquirindo maiores receitas.

          Nos últimos anos, principalmente após o início da pandemia de COVID-19 em 2022, o boom das tecnologias digitais foi facilmente percebido por todos, portanto, não apenas a Apple, mas também as maiores empresas de diversos seguimentos do mundo têm adquirido Startups e fintechs.

          A parte mágica de tudo isso? Conforme o tempo for passando e a população for cada vez mais se adaptando às novas possibilidades, as empresas tendem a expandir seus domínios e garantirem um papel de maior autonomia das pessoas no mundo digital, garantindo praticidade, agilidade e conforto na utilização de serviços.

          E você, leitor. Acha que veremos transformações ainda maiores na tecnologia que conhecemos atualmente? Nós da Assert Tech acreditamos que sim e inclusive estamos inovando a cada dia para colaborar com os correspondentes bancários de todo o país.