A Google apresentou neste mês de outubro de 2021 novas políticas para o anúncio de campanhas eleitorais no ano de 2022, no qual a população brasileira irá escolher novos representantes para os cargos de: deputados estaduais, deputados federais, senadores, governadores e presidente da república.

         As modificações têm o objetivo de gerar transparência aos eleitores e informar com segurança sobre os candidatos e suas propostas, auxiliando no processo histórico democrático de nosso país. Portanto conheçamos algumas das novidades apresentadas:

         1. Mais transparência sobre anúncios eleitorais: Fora atualizado em setembro as diretrizes de publicidade da Google, uma vez que o processo de verificação de postagens e anúncios políticos serão realizados de forma distinta das demais, sendo assim, a partir de 17 de novembro, os anúncios políticos serão destinados em contextos específicos demonstrados como postagens políticas. Será requisitado uma verificação destas postagens por partes dos candidatos ou qualquer pessoa que faça menção a partidos ou candidatos políticos na aba publicidade. Ainda, será criado o “Relatório de Transparência de Publicidade Política”, no qual será possível verificar quem pagou pelos anúncios, qual plataforma foram exibidos, qual o valor gasto e afins. A empresa frisa ainda que qualquer pessoa poderá ter acesso ao relatório a partir do primeiro semestre do ano de 2022.

         2. Apoio ao jornalismo e formação de candidatos: Com o intuito de fortalecer o processo democrático brasileiro, a Google irá combater notícias enganosas e as ditas “fake news” durante o processo e período eleitoral. A principal frente contra estas falsas notícias será a colaboração da Comprova (a qual se trata de um conjunto jornalístico de 33 veículos de imprensa e a iniciativa liderada por Abraji (Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo). Ademais a Google também apoiou a criação de um curso gratuito de verificação de conteúdo na internet e a primeira edição deve contar com aproximadamente 3 mil profissionais jornalísticos de 23 estados brasileiros.

         Em acréscimo, a organização Google (parte filantrópica da empresa) irá doar cerca de 1,5 milhão de reais a organizações não governamentais para desenvolver projetos e capacitação de candidatos relacionados às minorias e grupos com baixa representação política atual, como no caso de: indígenas, comunidade LGBTQIA+, comunidade negra e mulheres. A intenção desta doação é apoiar e fortalecer tais grupos para que haja mais vozes na representação nacional, a fim do combate da desvalorização e do preconceito.

         Outra medida positiva é o programa de educação midiática EducaMidia, o qual contará com materiais sobre as eleições, colaborando com o público de 60 anos ou mais para que realizem uma navegação segura, consciente e crítica pela internet, combatendo, portanto, a desinformação.

         Por fim, será adicionado uma página adicional sobre política na Google Trends com atualizações em tempo real, informando assuntos e notícias relacionadas às eleições que estarão em alta durante o dia a dia

         3. Conectando eleitores com informações relevantes: Além das medidas de transparência, apoio aos grupos subrepresentados e combate às falsas e enganosas notícias, a Google ainda ofertará, assim como nas eleições passadas, informações sobre: processo eleitoral, documentações e demais informações oficiais, contando com a parceria do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Tais ferramentas dispostas no próprio navegador como “Dúvidas sobre o título de Eleitor” e “Como Votar” já foram utilizadas e tiveram respaldo positivo, uma vez que colaborou com a população durante as eleições municipais de 2020 para garantir e avisar sobre medidas sanitárias referentes à pandemia de COVID-19.

         A empresa oferece ainda na Play Store, loja de aplicativos da Google, verificação para remoção de aplicativos falsos relacionados à justiça e pleito eleitoral. Além do mais, a criação de uma categoria de aplicativos relevantes para as eleições é criada e a população é orientada a como utilizar tais ferramentas.

         Por fim, a Google ressalta a importância de grandes empresas colaborarem no papel democrático do país e no mundo todo, levando transparência e conforto à população, além de colaborar com a evolução tecnológica digital relacionada também às eleições. Sendo assim, a Assert Tech também estará compartilhando junto a você, caro leitor, novas informações relacionadas ao assunto e demais notícias de tecnologia dispostas no Brasil e no mundo.