Duas grandes empresas relacionadas a jogos geraram polêmica neste mês de outubro com seus anúncios. A plataforma de jogos Steam anunciou o banimento dos games NFT, enquanto a Epic Games, outra grande plataforma de jogos, tomou o caminho oposto, observando uma possibilidade diferente.

         Em 2021 houve uma explosão de jogos NFT, nascendo um após o outro, graças ao sucesso ocorrido com o Axie Infinity que rendeu milhares de dólares aos seus investidores. Com a aparição destes novos jogos, uma diferente possibilidade de investimento surge, utilizando matérias dentro do jogo para lucrar, seja por criptomoedas ou os próprios NFTs.

         Aos que não estão familiarizados com a sigla, NFT significa Non fungible tokens, ou seja, diferentemente das criptomoedas que somadas possuem determinado valor (1 Bitcoin + 1 Bitcoin = 2), com a cotação atual (59,037.34 dólares + 59,037.34 dólares = 118,074.68) os NFTs são únicos e cada um possui seu próprio valor distinto. Sendo assim, os jogos NFT fazem o comércio de personagens, itens e terras dentro do jogo, que chegam a valer milhares de dólares e geram retorno positivo conforme se evolui dentro do game.

         Os NFTs assim como as criptomoedas utilizam-se da tecnologia blockchain, em que as transações e a veracidade dos produtos são confirmadas neste vasto banco de dados descentralizado, porém, por se tratar de uma tecnologia relativamente nova, algumas empresas temem pela quantidade de golpes e fraudes existentes e preferem se afastar da modalidade, todavia, com o banimento anunciado pela Steam, a Epic Games viu uma oportunidade de aderir aos jogos do futuro, como são chamados os jogos NFT, dando liberdade de escolha ao público sobre os jogos que desejam, assim como afirmou Tim Sweeney, SEO da Epic.

         Todavia, a fim de ofertar maior segurança, Sweeney afirmou em seu Twitter que os jogos NFT terão de seguir “leis relevantes, ser transparentes com seus termos e ter uma classificação etária para um grupo apropriado", ofertando segurança aos consumidores e, no que tange aos pagamentos em criptomoedas ou os próprios NFTs, os pagamentos e comércios deverão seu realizados nas corretoras de forma individual, não podendo ser comercializados pela Epic Games.

          Apesar do fato de ser uma tecnologia nova, possuímos exemplos no mercado de empresas que recusaram a aceitar inovações, mantendo-se tradicionais e fiéis a apenas um método de produto e a história demonstra que as mesmas não se encontram muito bem nos dias atuais ou mesmo não mais existem. Por exemplo: a Yahoo em 1998 recusou o atual e gigante Google, sofrendo uma perda de apenas bilhões de dólares; a Nokia que dominava o mercado de aparelhos celulares recusou o sistema operacional Android; e, a Kodak recusou a implementação das câmeras digitais, pois seu produto inicial, os rolos de filmes, seriam extintos (não precisamos dizer que houve a extinção de qualquer forma). Sendo estes apenas alguns dos vários exemplos existentes.

          Portanto, por mais que desejamos nos manter estagnados e em nossa zona de conforto, acompanhar as tendências do mercado e as novas possibilidades faz-se necessário. Com estudos aprofundados, estratégias e adesão às novas tecnologias, estar à frente dos concorrentes pode torna-lo o maior representante de sua marca.

          Para tanto, a Assert Tech também propõe a você, caro correspondente bancário, a possibilidade de evoluir juntamente ao mercado. Com a transformação das vendas e toda a disponibilidade digital atualmente, utilizar este fator para conseguir mais clientes, além otimizar serviços e expandir seu produto é uma fórmula de sucesso exata. De tal modo, entre em contato conosco, acesse nosso site e conheça mais as possibilidades que possuímos especialmente para você.