Calma, não se assuste! Respire fundo e lembre-se que a tecnologia digital evolui cada dia mais e a cada momento que passa. Portanto, falo sobre o fato que agora podemos efetuar pagamentos sem ao menos abrir os aplicativos de nossos bancos. Isso mesmo. Caso queira pagar ou cobrar alguém, basta abrir seu WhatsApp. Sem maiores complicações.

         Após o Open Banking criando uma rede unificada em que dados de clientes podem transitar entre as diversas Instituições Financeiras, caminhamos agora ao Open Finance, que ofertará ainda mais oportunidades aos clientes usuários de plataformas digitais. Uma das medidas que comprova essa evolução é o fato de usar a rede social WhatsApp, a qual não possuía em sua proposta original servir como uma plataforma de pagamentos, tornando-se uma também.

         Por possuir todos seus contatos e ser utilizada como uma ferramenta de comunicação simultânea em grande parte do mundo, o WhatsApp tem agora em seus anexos “o ícone de clipe” a opção de “pagamento”. Ao clicar neste ícone você seleciona se irá pagar ou cobrar e envia para o seu contato desejado o valor. Simples assim.

         Entretanto, antes de poder utilizar esta opção, é preciso vincular sua conta bancária ao aplicativo, assim como já fazemos em outros, como: os aplicativos de delivery de comida ou de carona. De tal forma, uma vez colocado os dados necessários (dados pessoais e dados de sua conta financeira), o sistema irá requisitar uma validação para uso, o mesmo pode ser por via de código enviado por SMS em seu celular ou por meio de contato com a sua instituição financeira direta.

         Portanto, o passo a passo seria: 1. encontrar a opção pagamento no WhatsApp; 2. Apertar “começar” e adicionar seu nome completo e CPF; 3. Adicionar seus dados financeiros requisitados pelo Facebook Pay – número do cartão, validade e CVV/CVC (código de verificação atrás do cartão).

         Após os dados inseridos, a verificação antes dita deve ser realizada, pois trata-se de um processo de segurança de seus dados para evitar fraudes e golpes, sendo assim, é fundamental para o funcionamento da nova possibilidade de transação monetária. Estando o cartão aceito pela plataforma, basta iniciar os pagamentos e cobranças.

         Como a proposta é relativamente nova, tendo sido implementada no final do mês de setembro de 2021, algumas instituições financeiras ainda não se adaptaram ao modelo, sendo assim, a lista a seguir apresenta os bancos que já permitem as transações: Bradesco, Banco do Brasil, Banco Inter, Itaú, Mercado Pago, Banco Next, Nubank, Santander, Sicredi e Woop. Ainda, as duas bandeiras de cartões mais utilizadas possibilitam as transações (Visa e Mastercard).

         A dúvida que talvez paire sobre a multidão e que fará o pagamento pelo WhatsApp levar um tempo para cair na graça popular é a questão da segurança, mas, vale ressaltar que é 100% seguro, pois trata-se de criptografia semelhante utilizada pelas redes Facebook, WhatsApp e Instagram, além de estar integrada ao nosso sistema bancário.

         Basicamente o pagamento que é realizado é a utilização do PIX, o qual já utilizamos a todo momento, porém, trata-se de uma nova otimização, sendo que não há necessidade de abrir o aplicativo do banco, escolher o contato ou colocar as chaves de identificação, conferir e enviar. O processo agora se encontra mais veloz, uma vez que o contato já está predefinido e o nosso Whats está sempre aberto.

         Ainda, como medida de segurança, o pagamento realizado pelo WhatsApp irá utilizar o PIN pré definido por você (sua senha), impressão digital ou reconhecimento facial, sendo assim, é outro exemplo que demonstra que é tão seguro quanto as plataformas bancárias.

         E você, já utilizou a opção de pagamento pelo WhatsApp hoje?