Em nossa atualidade com todas as facilidades e conforto do mundo digital ao procurar informações, seja para satisfação pessoal ou relacionadas ao perfil profissional, a internet e seus buscadores fornecem a nós uma nova realidade de adquirir de conhecimento.

Apesar de ser prático, também há muita informação equivocada, portanto, precisamos realizar por nós mesmos um filtro para chegar ao fato ideal e verdadeiro. Mas já pensou sobre quem realiza as postagens em sites e demais páginas da internet? Esses também têm todo um cuidado para que as informações cheguem até você.

Os buscadores utilizam-se de mecanismos para trazer às pessoas os textos que mais convém ao que procuraram. Vamos utilizar como exemplo o Google.

A partir do mecanismo Searching Engine Optimization (SEO), traduzindo-se de forma literal “Otimização de Mecanismo de Busca”, profissionais do marketing digital e ramificações utilizam-se de técnicas para que seu site, página ou postagem apareça entre um dos primeiros nos serviços de busca, para que assim possa ter maior trânsito de pessoas e mais crescimento de seu produto.

A importância de utilizar tais técnicas de SEO dá-se pelo fato de que os buscadores possuem bots (robôs, também conhecidos como crawlers) responsáveis pela leitura da barra de navegação e identificação do assunto que mais se adequa ao que fora pesquisado, ocorrendo igual processo por meio de URL (Um URL é composto de um protocolo, que pode ser tanto HTTP, que é um protocolo de comunicação, FTP que é uma forma rápida de transferir arquivos na internet ).

Portanto, quanto melhor e mais focalizado for o assunto, maiores serão as chances de sua página ou sites aparecer para as pessoas que estão realizando a pesquisa logo nas primeiras opções.

Compreendido o que é SEO, então, são as técnicas que podemos utilizar para melhor rankear (aparecer no topo das pesquisas) nossas postagens? Irei apresentar algumas a seguir.

Dentre as mais significativas, personalizar a URL (endereço da página, site, blog e etc); otimizar o site; palavras chaves (que conhecemos como meta tags); conteúdo dinâmico, interativo e consistente ao que for pesquisado, são alguns dos métodos, portanto, de conseguir mais acessos e aumentar o fluxo em seu site.

Vale lembrar que o rankear do seu produto não ocorre rapidamente, existe um processo de pesquisa e reconhecimento junto às técnicas comentadas, no qual demonstra-se à inteligência artificial responsável pela entrega das informações no buscador o quão eficiente será o produto ofertado.

Vamos então conversar sobre estas técnicas. Personalizar URL como dito é o fato de ao invés de números e letras aleatórias aparecendo na barra de endereço, você pode personalizá-la por meio dos sites que realizam este serviço, (por exemplo: Bit.ly e ls.gd encurtador de url também) e até mesmo criar QR Codes, facilitando o acesso do usuário e direcionando pesquisas de forma mais específicas, uma vez que o título de um artigo ou postagem do site irá encontrar-se já na URL.

Ainda, otimizar o site para que apareça nos diversos tipos de dispositivos (computadores, tablets, smartphones e afins) é de extrema importância, pois, nos dias atuais, a versatilidade de formas de acesso à internet é ampla e precisamos estar prontos para isto. Ademais, um site rápido, de boa visibilidade, sem propagandas que espantam os usuários e um ambiente que a pessoa do acesso se sinta confortável em navegar é fundamental para fisgar ainda mais público.

Outra forma, além da personalização das URLs que podem captar melhor leitura dos bots e rankeamento de seu site, é a utilização de meta tags (palavras chave) que personalizam sua postagem e que, com as palavras corretas especificadas, pode vir a ampliar sua captação e facilidade de acessos.

Alguns sites possibilitam a personalização facilitada das tags, porém, em outros, a modificação deve ocorrer no hipertexto (linguagem de código html) do próprio site, elevando as possibilidades de ser recomendado pela inteligência artificial dos buscadores.

Contudo, um conteúdo bem explicitado, comunicativo (que quebre a quarta parede assim como no cinema e na literatura, dialogando com seus leitores), informativo e que de forma criativa busque a atenção dos leitores, com certeza atrairá ainda mais acessos a sua página/site.

Por fim, qualquer pessoa que possua conhecimento sobre técnicas SEO podem efetuá-las em seus sites e páginas, porém, existem diversas empresas especializadas com profissionais capacitados dentro do marketing digital e da tecnologia da informação que sabem exatamente o procedimento para alavancar sua empresa e suas venda como nunca ocorrera antes.