Tendo em vista o que conhecemos sobre Blockchain e as possibilidades que sua criação garantiu ao mundo financeiro, entramos agora no contexto das criptomoedas a fim de conhecer um pouco mais o que são e quais suas vantagens.

Caso acompanhemos as noticiais do mundo financeiro, sempre iremos nos deparar com informações envolvendo criptomoedas, em especial a mais famosa, o Bitcoin. Muitas vezes nos deparamos com notícias referentes à volatilidade do valor em questão e textos que nos incitam a refletir se vale ou não a pena adentrar no mundo de mineração e investimentos dessas.

Mas então, você me pergunta: O que é uma criptomoeda? Basicamente, diferente do real ou qualquer outra cédula existente, a criptomoeda não pode ser tocada, pois ela não existe no mundo físico, apenas no virtual. Por meio da rede Blockchain que determina sua segurança e a existência de cada uma dessas, a criptomoeda é uma moeda digital que tem o valor determinado pelo aceite da própria população e das empresas, uma vez que não há o controle de emissão e nem órgão governamental que estipule regras sobre as mesmas.

Graças à criação do blockchain que carrega informações criptografadas que não podem ser mudadas, uma criptomoeda existente sempre terá um código específico, assim sabemos que não foi transitada a mais de uma pessoa, o que colabora com a valorização deste produto.

Como o próprio nome sugere, são moedas criptografadas, utilizando-se do sistema blockchain para transitar pelo mundo virtual, sendo assim, burlar o sistema e fazê-la inválida é uma ideia praticamente nula. Porém, existem golpes e invasões de hackers em corretoras e nos equipamentos dos próprios usuários que podem vir a causar transtornos e défices financeiros e, uma vez que a regularização do Banco Central pode vir a prejudicar o valor da moeda, a falta da influência do Estado também pode gerar grandes riscos em que não há possibilidade de correção da perda monetária, como o ataque de hackers, erros de servidor e até mesmo perda da conta virtual.

Um dos casos mais famosos de roubo de criptomoedas ocorreu em 2019, em que uma renomada corretora de criptos informou o roubo de aproximadamente R$ 40,7 milhões em bitcoins em um ataque hacker.

Mas apesar do possível viés, as criptomoedas com certeza são o futuro, que mixam mercado financeiro e tecnologia, possibilitando ainda que algo relativamente novo e dito sem valor, da noite para o dia transforme-se em milhões. A volatilidade presente nas criptomoedas nasce do ideal de oferta e demanda: há poucas moedas em transação, portanto, o valor consequentemente de algo em minoria se elevará; notícias positivas e negativas na mídia em geral afetarão seu valor e seu aceite (assim como o mercado de ações); e, o que mais define fortemente seu valor, o aceite da moeda em todo mundo por pessoas físicas e jurídicas, assim como acontece fisicamente com o dólar, o que garante sua consolidação de mercado. De tal forma, as criptomoedas passaram a ser uma forma de pagamentos e investimentos.

Então você me questiona, caro leitor. Quais são as principais criptomoedas existentes e como posso adquiri-las? Entre as mais presentes e de maior valor estão: Bitcoin, Ethereum, Ripple, Litecoin, Bitcoin cash, EOS, Binance Coins, dentre outras. Agora, quanto a como adquiri-las, existem pessoas conhecidas como mineradores que possuem computadores ou mesmo servidores especializados para “minar” ou seja, criptografar estas moedas na Blockchain fazendo com que sejam válidas. Geralmente os mineradores não fazem o processo sozinho e, sim, fazem parte de uma rede global que trabalha neste processo de criptografia por meio de um software ou programa específico. Por outro lado, a forma, talvez mais comum, é criar uma conta em uma corretora de moedas virtuais e investir, assim como é feito no mercado de ações.

Vale lembrar que é um mercado relativamente novo e que está em alta transformação decorrente às novas tecnologias, assim sendo, caso queira investir ou mesmo minerar criptomoedas, é necessário estudar, compreender e estar imerso no mundo financeiro e digital para que o investimento ocorra com sucesso.