Na semana passada, mais precisamente dia 23 de novembro de 2021, houve uma compra histórica por meio da plataforma de metaverso Decentraland. Um terreno digital fora vendido por 2,4 milhões de dólares por meio da criptomoeda conhecido como MANA.

Pode parecer algo de outro mundo para nós meros mortais, porém, esta nova realidade está invadindo cada vez mais o mercado financeiro e será tendência nos próximos anos, uma vez que gigantes da tecnologia como o Facebook, atual Meta e Microsoft anunciaram grandes investimentos na área.

A grande característica diferencial do terreno comprado é que ele só existe dentro da internet, ou seja, trata-se de um ativo comercializado no formato de NFT (produto digital único comercializado no mercado internacional).

O terreno virtual corresponde a 116 sublotes, equivalente a 566 metros quadrados no mundo online e está localizado na área Fashion Street da Decentraland. A aquisição foi efetuada com fins comerciais, pretendendo-se construir uma área para desfiles de moda e venda de roupas virtuais para avatares, que serão comercializadas por marcas famosas dentro do universo também no formato de NFTs.

A Decentraland em que o terreno fora vendido trata-se de um mundo digital, no qual as pessoas podem navegar pelo mesmo com seus avatares e comercializar ativos em geral, basicamente trata-se da simulação do mundo real em um mundo digital. A criptomoeda em questão, MANA, chegou a valorizar nos últimos dias cerca de 130% e continua em ritmo de crescimento, principalmente após as grandes empresas anunciarem investimentos neste setor.

Apesar deste ser o maior valor de aquisição da história de um terreno dentro da Decentraland, outros já foram vendidos anteriormente à valorização da criptomoeda MANA, estando o lucro envolvido na casa dos milhões. Além do mais, pasme, este mesmo terreno vendido por 2,4 milhões, com a atual valorização da moeda, já se encontra no valor de 3,26 milhões de dólares. Uma boa compra, não é mesmo?

A quem não ouviu sobre o assunto, o Facebook modificou o nome da empresa para Meta, anunciando o novo foco de investimentos, buscando levar a tecnologia digital a outros patamares. Basicamente, o metaverso como conhecido é a conexão do mundo virtual e do mundo real, no qual ambos não possuem mais fronteiras, misturando-se entre si.

A tecnologia antes apenas ficcional já fora utilizada em diversos filmes, porém, já existem os mecanismos atuais para torná-la real, basta apenas os estudos para melhoria e implementação em massa.

Além da criptomoeda MANA, outros ativos relacionados ao metaverso estão em processo de expansão, o mesmo vale para as criptos: SAND do universo de The Sandbox; Atlas e Roblox.

O metaverso de Roblox por exemplo irá contar com produtos NFTs da empresa Nike para serem comercializados, enquanto a rival Adidas irá utilizar o metaverso da The Sandbox para comercializar seus produtos digitais.

Se poucas revoluções tecnológicas já nos deixam perdido, imaginem algo dessa magnitude. Todavia, adaptar-se as mudanças é necessário, apesar de assustador. Acredito que nos próximos anos veremos muitas outras novidades, principalmente aquelas que parecem ter saído dos estúdios de Hollywood.

Mas conte para nós da Assert Tech, se fosse para você adquirir um NFT, seria um terreno também ou alguma outra coisa?