A gigante tecnológica Apple acaba de lançar a tão aguardada atualização iOS 17.3, que apresenta uma inovadora funcionalidade denominada "Proteção de Dispositivo Roubado". Essa novidade visa proporcionar uma camada adicional de segurança, tornando mais desafiador para os ladrões acessarem configurações cruciais nos iPhones, como a exclusão de dados, a modificação da senha do Apple ID e a alteração de rostos registrados no Face ID, entre outras.
A Proteção de Dispositivo Roubado ganhou destaque durante sua fase beta em dezembro de 2023, sendo carinhosamente apelidada de "Modo Ladrão". Agora, com o lançamento oficial do iOS 17.3, essa funcionalidade está disponível para todos os usuários da Apple.
Essa iniciativa surge como resposta a um tipo de crime que se tornou alarmantemente comum nos Estados Unidos. Ladrões observam suas vítimas digitarem senhas em locais movimentados, como bares, roubam os dispositivos, alteram a senha do Apple ID e desativam o rastreamento de localização. Com acesso às senhas salvas, os criminosos conseguem invadir contas de e-mail e bancárias. A Proteção de Dispositivo Roubado, agora incorporada ao iOS 17.3, visa mitigar esse risco de "sequestro" da Apple ID.
• Google Maps: fotos de cardápios de restaurantes são ilustradas automaticamente
Ativando a Proteção de Dispositivo Roubado: Passo a Passo
Para habilitar o "Modo Ladrão", siga os simples passos abaixo:
1. Acesse "Ajustes" no seu iPhone.
2. Navegue até "Face ID e Código".
3. Ative a opção "Proteção de Dispositivo Roubado".
A partir desse momento, seu iPhone passará a exigir confirmações adicionais para realizar alterações em configurações sensíveis, a menos que esteja em uma localização conhecida, como sua casa ou local de trabalho.

De acordo com a Apple, as configurações sensíveis foram divididas em dois grupos distintos. O primeiro requer autenticação biométrica, seja Face ID ou Touch ID, e inclui a utilização de senhas ou passkeys salvas no iOS, métodos de pagamento salvos no Safari, desativação do Modo Perdido, exclusão de conteúdo e ajustes, uso do iPhone para configurar um novo dispositivo, e acesso a recursos exclusivos dos EUA, como Apple Card, Apple Cash e conta Savings.
O segundo grupo, com uma camada extra de proteção denominada "atraso de segurança", demanda uma confirmação biométrica (Touch ID ou Face ID), uma espera de uma hora e uma nova confirmação biométrica. Este grupo inclui a capacidade de alterar a senha do Apple ID, encerrar a sessão do Apple ID, atualizar ajustes de segurança do Apple ID, adicionar ou remover dispositivos confiáveis, chaves reserva ou contatos de recuperação, modificar a autenticação biométrica, alterar a senha do iPhone, redefinir todos os ajustes, desativar o recurso Buscar e desativar a própria Proteção de Dispositivo Roubado.
• Instagram lança avisos noturnos para incentivar jovens a dormir
Com o iOS 17.3, a Apple reforça seu compromisso com a segurança do usuário, proporcionando uma solução inovadora para proteger os iPhones contra possíveis roubos e invasões de privacidade. Este avanço tecnológico representa mais um passo em direção a um ecossistema digital mais seguro e protegido para todos os usuários Apple. Mantenha-se atualizado, protegido e aproveite ao máximo as novas funcionalidades do seu dispositivo iOS!