TikTok
EUA
Projeto de lei
Publicado em: 08/03/2024 às 14:05
Câmara dos EUA aprova projeto de lei que pode banir TikTok
Câmara dos Deputados aprova projeto de lei que pode mudar o futuro da plataforma
O que aconteceu?
Na quinta-feira (7 de março de 2024), o Comitê de Energia e Comércio da Câmara dos Deputados dos Estados Unidos aprovou por unanimidade um projeto de lei que pode banir o TikTok do país. A medida visa proteger a segurança nacional contra o potencial uso da plataforma pela China para espionagem e coleta de dados.
O que o projeto de lei faz?
O projeto, intitulado "Lei para Proteger a Segurança Nacional dos Americanos Contra o TikTok", proíbe a operação de "aplicativos de software de mídia social controlados por países estrangeiros adversários" nos Estados Unidos. A medida define um "país estrangeiro adversário" como China, Irã, Coreia do Norte, Rússia e Venezuela.
Por que o TikTok está sendo visado?
O governo dos EUA tem expressado preocupação de que o TikTok, que é propriedade da empresa chinesa ByteDance, possa estar sendo usado pelo governo chinês para coletar dados de usuários americanos. O TikTok nega essas alegações e afirma que nunca compartilhou dados de usuários com o governo chinês.
• Samsung anuncia lançamento do Galaxy Ring, o anel inteligente do futuro
O que acontece agora?
O projeto de lei agora vai para o plenário da Câmara dos Deputados para votação. Se for aprovado pela Câmara, o projeto de lei irá para o Senado. Se for aprovado pelo Senado e sancionado pelo presidente, o TikTok terá seis meses para se adequar às novas regras ou será banido dos Estados Unidos.
Qual o impacto do projeto de lei?
Se o projeto de lei for aprovado e o TikTok for banido, isso terá um impacto significativo na plataforma, que tem mais de 100 milhões de usuários ativos nos Estados Unidos. O banimento também pode ter um impacto nas empresas e criadores de conteúdo que dependem do TikTok para gerar receita.
O que o TikTok está fazendo?
O TikTok tem se esforçado para apaziguar as preocupações do governo dos EUA. A empresa nomeou um CEO americano e disse que está trabalhando para armazenar dados de usuários americanos nos Estados Unidos. O TikTok também disse que está em processo de criar um acordo de segurança nacional com o governo dos EUA.
Qual a opinião pública sobre o banimento do TikTok?
A opinião pública sobre o banimento do TikTok é dividida. Algumas pessoas acreditam que o banimento é necessário para proteger a segurança nacional, enquanto outras acreditam que é uma medida excessiva que viola a liberdade de expressão.
• Bitcoin em Alta: Criptomoeda Rompe US$ 66 Mil e Aproxima-se de Recorde Histórico
O que o futuro reserva para o TikTok nos EUA?
O futuro do TikTok nos EUA é incerto. O projeto de lei que pode banir a plataforma ainda precisa ser aprovado pelo Congresso e sancionado pelo presidente. Se o projeto de lei for aprovado, o TikTok terá que tomar medidas significativas para se adequar às novas regras e evitar o banimento.
- O projeto de lei foi apresentado pelos deputados Mike Gallagher (R-WI) e Raja Krishnamoorthi (D-IL).
- A votação no Comitê de Energia e Comércio foi de 40 a 0.
- O TikTok disse que está "decepcionado" com a aprovação do projeto de lei.
- A empresa disse que continuará a trabalhar para "ganhar a confiança dos usuários e do governo dos EUA".