Icone do WhatsApp

Apple

EUA

Antitruste

EUA processam Apple em ação antitruste: o que isso significa?

Publicado em: 25/03/2024 às 14:00

EUA processam Apple em ação antitruste: o que isso significa?

Desvendando o Processo Antitruste contra a Apple: Implicações e Perspectivas Futuras

No dia 21 de março de 2024, o Departamento de Justiça dos Estados Unidos, juntamente com procuradores-gerais de 15 estados, moveu uma ação antitruste contra a Apple. A ação argumenta que a empresa tem exercido um monopólio sobre o mercado de smartphones, resultando em prejuízos para consumidores e desenvolvedores.

O que a Apple fez?

A ação destaca duas práticas principais da Apple que, segundo o Departamento de Justiça, configuram monopólio:

- Controle da App Store: A Apple exige que todos os aplicativos para iPhone sejam distribuídos através da App Store, e cobra uma comissão de 30% sobre todas as compras dentro do aplicativo. Isso, segundo a ação, impede que os desenvolvedores ofereçam seus aplicativos em outras plataformas, limitando a concorrência e aumentando os preços para os consumidores.

- Restrições ao iMessage: A Apple impede que o iMessage funcione em outros sistemas operacionais, como Android. Isso, segundo a ação, cria um "efeito de rede" que prende os usuários no ecosistema da Apple, dificultando a mudança para outros smartphones.

• Reddit Explode na Bolsa: Ações Disparam 48% em Estreia Histórica

Quais as consequências da ação?

O resultado da ação ainda é incerto, mas pode ter implicações significativas para a Apple e para o mercado de smartphones como um todo. Algumas das possíveis consequências incluem:

CRM com integrações de multi consultas

- A Apple pode ser obrigada a mudar suas práticas: O tribunal pode ordenar que a Apple abra a App Store para outros métodos de distribuição de aplicativos, ou que permita que o iMessage funcione em outros sistemas operacionais.

- A Apple pode ter que pagar multas: Se for considerada culpada de violar as leis antitruste, a Apple pode ser multada em bilhões de dólares.

- A ação pode abrir caminho para outras ações antitruste: O caso da Apple pode servir de precedente para outras ações antitruste contra grandes empresas de tecnologia.

• Vendas de Ozempic impulsionam supercomputador de IA para descoberta de novos medicamentos

O que isso significa para você?

Se você é um usuário de iPhone, a ação antitruste pode ter um impacto direto em você. Se o tribunal ordenar que a Apple abra a App Store, você poderá ter acesso a uma maior variedade de aplicativos e preços mais baixos. Além disso, se o iMessage for permitido em outros sistemas operacionais, você poderá se comunicar mais facilmente com amigos e familiares que usam outros tipos de smartphones.

O que vem a seguir?

A ação antitruste está apenas começando. O processo pode levar anos para ser concluído, e ainda é cedo para saber qual será o resultado final. No entanto, a ação já está tendo um impacto significativo na Apple e no mercado de smartphones.

Compartilhe este Post:

Autor: Karina Icoma

Publicado para: Assert Tech

Acesse nossas Redes Sociais