Veja detalhadamente as novidades
Áudio no Status: Em fevereiro, foi anunciado pelo WhatsApp, a introdução de mensagens de voz no ´Status´. Assim, é possível compartilhar áudios de até 30 minutos com seus contatos.
Reações do Status: Assim como o Instagram, ao deslizar o dedo para cima, você poderá reagir a postagem com alguma das 8 figurinhas sugeridas: 😍😂😮😢🙏👏🎉💯.
Chamadas de voz e vídeo com mais pessoas: No mês de março, o WhatsApp divulgou um novo aplicativo para computadores Windows, com isso, as chamadas de vídeo poderão ser realizadas com até 8 participantes e as de áudio, com até 32.
Links para as chamadas: Se você for na aba “Chamadas”, aparecerá logo em baixo, a opção “Criar link de chamada”. Você pode selecionar se a chamada é de voz ou vídeo. Os links tem duração de 90 dias.
Mesma conta em vários aparelhos: Agora você pode utilizar uma conta em até quatro celulares ao mesmo tempo, sendo que o aplicativo garante que o conteúdo enviado, seguem protegidos com criptografia de ponta a ponta.
Proteção contra roubo de conta: na tentativa de transferir as conversar para outro celular, o aplicativo pode solicitar uma confirmação no aparelho antigo.
Transferência de histórico via QR Code: Foi anunciado nesta sexta-feira (30) um meio inédito de transferir o histórico de conversas de um celular antigo para um aparelho novo via QR Code. É simples e rápido, prometendo facilitar a migração das conversas entre dispositivos. Os requisitos são os dois aparelhos ter o mesmo sistemas operacional e estarem conectados à mesma rede Wi-Fi.
Edição de mensagem enviada: essa novidade foi anunciada no final de Maio. É possível usar a opção até 15min depois que o texto for enviado.
Legendas em fotos, vídeos e documentos: Os usuários podem encaminhar mídias e documentos acompanhados de legendas. Antes de compartilhar um conteúdo recebido, você pode anunciar outro texto para contextualizar o que será enviado.
Proteger conversas com senha ou biometria: As conversar podem ser protegidas por meio de senhas ou biometria, como impressão digital ou facial. O chat da tela inicial fica oculto, ele é transferido para uma pasta chamada “Conversas Protegidas”. Quando ativada, a função também esconde automaticamente o conteúdo da conversa protegida nas notificações.
Pagamentos pelo WhatsApp: O Banco Central liberou o pagamento para empresas no WhatsApp. A transação também é conhecida como “WhatsApp Pay”. Os pagamentos poderão ser feitos com cartões de crédito, débito e pré-pago das bandeiras Visa e Mastercard.
Encontrar empresas: Além do Brasil, contas do WhatsApp no México, Colômbia, Indonésia e Reino Unido também contam com o recurso. Os usuários podem pesquisar empresas por tipo de negócio (lojas de roupas, hotéis, restaurantes, bancos) ou digitando o nome da empresa. Para procurar uma empresa, basta clicar no ícone da lupa no WhatsApp.

Novos preços para conversas entre clientes e empresas no WhatsApp
Anteriormente, o preço era baseado em quem havia enviado a primeira mensagem, agora o preço vai variar de acordo com o tipo de mensagem.
As mensagens foram divididas em duas etapas. A primeira é divisão das categorias:
Mensagens de marketing: Conversas iniciadas pela empresa para vender um produto ou serviço, tais como aviso de ofertas e novidades.
Mensagens para serviços e pós-venda: Conversas iniciadas pela empresa para envio de contas ou referentes à confirmação de um pedido ou atualizações de envio.
Mensagens para autenticação: Conversas iniciadas pela empresa para autenticar usuários com senhas únicas durante o acesso a contas ou para recuperar contas, por exemplo.
Mensagens de atendimento: Qualquer mensagem da empresa que responda a uma mensagem do cliente.
A segunda etapa foi definida em março. A janela de conversa passou de 24 para 72 horas quando o(a) usuário(a) contatar a empresa por um anúncio de clique no WhatsApp ou Facebook.
Saiba que tipo de mensagem fica mais barato e quais aumentam
A partir de junho, o custo das mensagens de marketing no WhatsApp vão ficaram mais caras. Já mensagens de pós-venda e autenticação vão ficar mais baratas. As mensagens de atendimento manterão o mesmo valor.
•Mensagens de marketing aumentarão de 0,05 centavos de dólares para 0,0625 centavos de dólares.
•Mensagens de pós-venda e autenticação vão diminuir de 0,05 centavos de dólares para 0,03 centavos de dólares.
•Mensagens de atendimento: continuam com o mesmo valor de 0,03 centavos de dólares.
Leia Também
5 Tendências Tecnológicas que Estão Transformando o Setor Empresarial
Eai, já conhecia alguma dessas novidades? Pronto! Agora você está por dentro de todas!
Perguntas Frequentes
Tem como escutar áudio no WhatsApp sem o remetente saber?
Sim, o WhatsApp colocou opções de privacidade que permitem ocultar confirmações de leitura, reprodução de áudio, e até mesmo esconder o seu status online. Mas se você ocultar todas as opções citadas, não será possível visualizar o status das suas mensagens referentes as opções que você desativou.
Como fazer link do WhatsApp para usar em outras redes?
Para isso não é necessário ter uma conta WhatsApp Business, basta ter a versão mais recente do App instalada.
Você pode usar um desses três modelos:
O Wa.me, recurso nativo do WhatsApp que permite criar conversas diretamente pelo celular ou pelo WhatsApp Web. Só precisa editar o URL https://wa.me/whatsappphonenumber?text=urlencodedtext trocando o termo “whatsappphonenumber” pelo seu número de contato no formato internacional e trocar “urlencodedtext” pelo texto que será a sua mensagem automática.
Convertte: site de acesso gratuito que cria um link para o número do seu WhatsApp e pode ser usado em redes sociais e outras plataformas online.
Nuvemshop: A Nuvemshop é uma plataforma de e-commerce que também oferece um recurso gratuito para fazer link do WhatsApp, assim como o Convertte.