Lumiere
Inteligência Artifical
Publicado em: 29/01/2024 às 12:16
Google Lumiere: vídeos realistas a partir de descrições textuais
Novo gerador de vídeos do Google pode ser usado para criar conteúdo criativo e realista
O Google anunciou na quinta-feira (25) o Lumiere, um modelo de inteligência artificial (IA) capaz de gerar vídeos realistas a partir de descrições textuais. Desenvolvida em parceria com a Universidade de Tel Aviv e o Weizmann Institute of Science, ambas de Israel, a tecnologia também pode transformar imagens estáticas em vídeos animados.
A nova IA é baseada na arquitetura Space-Time U-Net, que gera todos os quadros que compõem o vídeo de uma só vez, ao contrário de mecanismos semelhantes. Isso resulta em uma coesão aprimorada e movimentos mais precisos, resultando em vídeos mais autênticos, mesmo quando em resolução inferior.
Para usar o Lumiere, basta digitar os comandos de texto ou inserir as fotos desejadas e aguardar a ferramenta realizar seu trabalho. Por exemplo, o usuário pode descrever uma cena ou uma ação, como "um cachorro correndo na praia" ou "uma pessoa dançando", e o Lumiere gerará um vídeo realista com base na descrição.
Uma característica única do Google Lumiere é a capacidade de criar vídeos em estilos específicos. Os usuários têm a opção de animar apenas uma parte da imagem, manter o mesmo padrão visual da foto original ao gerar novos conteúdos, modificar características de objetos e explorar diversas outras possibilidades.
• Apple permite instalar apps de fora da App Store na União Europeia
Riscos de uso indevido
Os desenvolvedores do Lumiere reconhecem o potencial de uso indevido da tecnologia, como a criação de vídeos falsos. Para evitar isso, eles estão trabalhando no desenvolvimento de maneiras de detectar "casos de usos maliciosos" do recurso.
"É importante lembrar que o Lumiere é uma ferramenta poderosa que pode ser usada para o bem ou para o mal", disse o pesquisador do Google, Oriol Vinyals. "Estamos comprometidos em trabalhar com a comunidade para garantir que essa tecnologia seja usada de forma responsável."
Previsão de lançamento
Atualmente, o Google Lumiere não está acessível ao público em geral. Não há previsão para o seu lançamento, mas rumores sugerem que o novo gerador de vídeos alimentado por IA possa ser integrado ao Google Bard, embora a big tech não tenha feito qualquer menção a isso.
O Lumiere é mais uma demonstração do progresso da IA na geração de conteúdo visual realista. A tecnologia tem o potencial de revolucionar a forma como criamos e consumimos vídeos, mas é importante estar ciente dos riscos associados ao seu uso.
• Google Chrome ganha novos recursos de IA para organizar abas, criar temas e gerar rascunhos